Sorvete de mamão: 2 ingredientes e rápido




A vontade de comer doce me dominava, e lembrei que ontem havia colocado alguns mamões, que maduraram rápido pra congelar. Como sempre gostei de vitamina de mamão (com cereais, ou só aveia) e eu amo sorvete, achei que poderia dar um jeito nisso.

Fica um creme mais claro que o mamão.



Ingredientes:
1 mamão papaia médio
200ml de leite integral (sim, desnatado não daria tão certo)

*se o mamão não for tão doce, tente umas gotinhas de adoçante

Método:
O mamão estava congelado de véspera (método 1 - deu certo)
Coloquei o leite no copo do liquidificador, depois o mamão picadinho.
Bati até ficar cremoso.

Importante: pra não prender a hélice e ela ficar rodando no meio da bolsa de ar que se formaria, coloque primeiro o líquido quando for bater algo !

A gordurinha do leite integral vai dar uma emulsionada, uma cremosidade leve nessa combinação. E nem é muito se você comparar a maioria das receitas de sorvete caseiro, que usam creme de leite ou outras gorduras

O importante é o mamão estar congelado. Então coloca de manhã, e de tarde, quando bate aquela hora mais ansiosa e de acúmulo do estresse do dia, em que mais temos vontade de comer doce, já teremos o mamão congelado pra fazer.

Ah e eu demorei 2 dia pra postar a receita. Por que?

1) Fiz primeiro com mamão congelado de véspera sem descongelar + leite integral,  e comi 30min depois de ir ao congelador:
- Ficou bom, não descongelando e ficando direto no congelador. Praticamente comi "na hora". Esse é o método que eu fiz e DEU CERTO de cara.

2) Fiz com mamão congelado de véspera sem descongelar  + leite desnatado, e comi na hora também, 30 min depois de ir ao congelador:
- Não fica tão cremoso e você sente mais o gelo. Mas é bom também, apesar de preferir o primeiro.

3) Fiz com mamão só gelado + leite desnatado:
- Não dá certo, depois dos 30 minutos de congelador ele não congelou, e o sorvete ficou um pouco engrumado. Dá pra notar que o mamão deu uma quebrada na proteína do leite e ele deu uma talhada, mesmo indo gelar. A enzima do mamão é bem forte e consegue amaciar carnes.


Vendo o que aconteceu com o de leite desnatado e mamão apenas gelado é que eu notei que isso acontece com as vitaminas que faço. Ele "engruma" (forma micro pelotinhas de leite) depois de alguns minutos, quando sobra no copo.

Outra coisa, é que eu resolvi bater o que sobrou do que deu certo (o primeiro) uma segunda vez pra ficar mais cremoso (quebrar mais os flocos de gelo, batendo depois de quase todo congelado, pra dar cremosidade é comum em sorvetes caseiros) e também não foi boa ideia pois isso ajudou a descongelar, e depois acontece o mesmo que nos outros: o sorvete fica com gruminhos de leite.

Conclusão: sorvete de mamão com leite, sem nenhum outro componente, totalmente natural como eu fiz, só se não for descongelar, se for comer na hora e apenas com mamão congelado.

O próximo quero fazer com aveia e linhaça. Os mamões já estão madurando (espero que ninguém os cama antes ).