"Cheesecake" de chocolate improvisado






tinha uma ricota na geladeira, chocolate amargo (sobras), biscoito na despensa... e um problema: queríamos comer um doce.

Tava pensando em algo rápido... tinha muita receita complicada pela internet aí tive uma idéia... fazer uma torta de queijo com cobertura de chocolate.

Muito trabalho. Depois de pesquisar bastante decidi fazer um cheesecake mesmo, mas com chocolate no creme.

Outro problema é que tinha que usar forma de fundo removível, mas não tenho isso aqui mais. Usamos recortes de papel manteiga e uma forma normal de alumínio.

Ingredientes:
300g de chocolate meio amargo
250g de ricota
1 xícara de leite fervendo
100g de manteiga mole (ambiente)
1 xícara de açúcar ou adoçante forno e fogão
3 colheres cheia de cacau em pó (não serve toddy, era uma sobra tbm)
1 pacote de biscoito maizena
2 caixinhas de 200g de creme de leite

Preparo:

1. no processador eu passei o biscoito até virar farelo. Juntei a manteiga, bati um pouco, depois levei a uma vasilha pra misturar melhor com as mãos.

2. Pré-aqueci o forno, médio.

3.  Untei o tabuleiro com óleo de milho (melhor canola que não dá gosto) e arrumei os recortes de papel manteiga no tabuleiro redondo:
- 1 circular pro fundo do tabuleiro;
- 2 tirar grossas fazendo um uma cruz, embaixo dessa circular. Assim eu seguraria 2 pontas, alguém nas outras 2 pontas e poderíamos retirar a torta inteira. Como se formasse uma maca, um apoio.
- 2 tirar que forrassem as laterais do tabuleiro redondo, grossas, com espaço sobrando pra fora.

4. O Marcelo foi moldando a massa por cima do papel manteiga, no fundo e nas laterais.

5. Derreti o chocolate no microondas: 1 minuto, tirei, mexi, mais 1 minuto e estava derretido.

6. Fervi o leite enquanto picava a ricota, pus no liquidificador com 1 colher de manteiga e bati até virar um creme bem fino, igual requeijão mesmo. Juntei o creme de leite, cacau em pó, chocolate amargo, açúcar e bati mais até ficar homogêno.
*aqui pode precisar ficar tombando o liquidificador no começo, ao bater a ricota com o leite e manteiga.

7. Enquanto isso a massa assava, uns 10 minutos pra endurecer no forno. Depois retirei e deixei esfriar. Pode levar à geladeira pra ir mais rápido.

8. Despejei o creme para preencher a massa e levei pra geladeira umas 3 horas para garantir que ia ficar firme, para poder retirar sem que espalhasse.

O resultado é esse aí (clica na imagem pra aumentar):



Nota: o sabor fica de uma torta de queijo com um fundinho amargo do chocolate. Eu comi bebendo vinho, acredita? Ficou bom demais.

Eu acho que na próxima trocaria o açúcar por leite condensado e colocaria café solúvel, cravo e canela. Vou ter que fazer de novo pq gostamos demais !!!



E eu disse que postaria mesmo que desse errado né?

Quebramos um pouco a massa ao retirar... esquecemos do prato, colocamos em cima da bancada, depois íamos colocar num prato pequeno, depois achamos o prato do tamanho certo, mas de tanto mexer a pobre da torta ela foi quebrando kkkkkk

Não façam isso !!! Tenham pena da pobre torta !!!


Gostou?
Clica em curtir aqui embaixo :)