Refogado de abóbora com quiabo: descobri que adoro quiabo !!




Não é brincadeira. Eu não comia quiabo.

Um dia viajamos e no almoço a dona da casa fez um refogado de abóbora com quiabos. Mas Eu comi só a abóbora e  separei os quiabos.

Comentei com minha mãe e ela resolveu fazer ontem. Mas eu sou acostumada a comer de tudo e quando não gosto ou não posso comer algo fico meio decepcionada. Ainda mais quando estão todos gostando.

Talvez pela profissão me vejo na obrigação de comer ou ao menos provar tudo... pois bem...

Pois foi provando o sal do quiabo junto com a abóbora que eu me apaixonei pelo danado !!

Então fica a dica: pra quem não "gosta" de alguma coisa: talvez você só não gosta DO MODO que a comida foi preparada. Aqui o quiabo sempre era feito ensopado com frango ou carne, ou refogado puro.

Bem, tem a receitinha da mamãe:



Ingredientes:
1kg de abóbora japonesa (metade)
600g de quiabo
3 dentes de alho picadinhos ou amassados
1 cebola média picada bem miúda
2 colheres de sopa de Óleo
Salsinha, cebolinha, pimenta do reino moída na hora e sal à gosto

Preparo:
A abóbora ela tirou as sementes, descascou e cortou em pedaço de uns 4cm (cuidado com alimentos comprados assim partidos... nunca saberemos se eles foram bem higienizados... nesse caso evite que as sujidades da casca entrem em contato com a polpa).

O quiabo ela higienizou inteiro, depois tirou a pontinha e a cabeça e cortou do tamanho da abóbora.

Numa panela com óleo refogou a cebola e alho, depois juntou sal, pimenta, abóbora e quiabo e mexeu bem pra misturar. Vai cozinhando assim me fogo médio, pingando água aos pouquinhos pra não grudar... pouquinho mesmo, não pode encharcar.

Eles cozinham ao mesmo tempo e quando estiverem molinhos, desliga o fogo e coloca a salsa e cebolinha, acerta a pimenta e o sal e tampa, pra abafar e pegar sabor.

Simples né?

Eu me convenci definitivamente que dá pra comer de tudo... se eu não gostar de algo pode ser o modo de preparar que não me agradou :)

Ah o quiabo é assim mesmo... ele vai salteando e não fica com muita baba. Mas aqui ngm faz quiabo sem baba.