Receitas dos amigos - O começo: Adriana e os pães de tomate seco






Uma amiga minha, a Samanta adora cozinhar... mas só para pessoas especiais (cof cof) como eu kkkkkkkk. Foi ela quem me deu essa idéia: pedir a alguns amigos que preparem uma receita e escrevam uma postagem pro blog.

Eu já tinha feito isso com a Juliana, quando nós fizemos juntas os testes do bolo de caneca, sendo que eu estava em casa, aqui no Brasil e ela na Irlanda, pelo skype ehehehe. O dela deu mais certo, olha: O bolo de caneca da Juliana.

De começo achei que ninguém ia aceitar, mas falei com um e outro e já tenho pelo menos 2 postagens :)

Bom, a Adriana preparou essa pra nós... pena que eu não pude provar pois moramos em estados diferentes, mas tá aprovado !! Ficou super colorido :)




Oiiiii, como prometido, to enviando a foto da receita que fiz aqui em casa.

Bom, eu vi essa receita no Hoje em Dia, pra falar a verdade eu nunca fiz essas receitas de TV pq sempre achei mto difíceis e tinha uns ingredientes que eu nem sabia q existia! Até que vi essa receita e achei super fácil.
É um pão de tomate com peito com peru e queijo e hamburguer e queijo, pra fazer eu utilizei: 

1 pacote de fermento em pó de pão ou 30 gr de fermento fresco
1 colher de sopa de açúcar
½ xícara de água morna
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de extrato de tomate
1 tomate*
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de alecrim picado
2 ½ xícaras de farinha de trigo**
1 gema para pincelar

*Na receita original ele usava tomate seco, como eu não tinha em casa, usei tomate normal mesmo e ah! Na receita do Edu Guedes também, ele usava uma quantidade menor (3 colheres de sopa) e já eu coloquei o tomate inteiro.
**Não se engane achando que vai apenas 2 ½ xícaras de farinha de trigo, então, se vc só tiver essa quantidade contada compre mais. Pois eu arrisco dizer q na verdade vão umas 5 xícaras até q a massa fique no ponto.



Para preparar:
Bom, eu coloquei primeiro o açucar, o pacotinho de fermento biológico seco e adicionei a àgua morna até que dissolvesse. Depois disso adicionei todos os outros ingredientes menos a farinha e a gema (pois a gema só serve pra passar em cima da massa no final) e dei uma misturada. Depois de tudo misturadinho, acrescentei a quantidade de farinha e comecei a mexer na mão, como eu tinha visto na TV o ponto da massa é qdo ela solta totalmente da mão, o problema era que esse diaxo não soltava nunca! Joguei uns 30kg de farinha e nunca soltava! Ta bom, exagerei, mas devo ter usado umas 5 xícaras e mesmo assim não soltou totalmente.

Deixei a massa descançar por 30min, enquanto isso fui fritar os hamburguer e deixa-los esfriar, pois o hamburguer não pode estar quente pq da problema na massa, não sei qual, mas se o Edu disse eu acredito!
A massa descançou, cresceu bastante e comecei a fazer os salgados. Aprendi que sempre deve jogar farinha no local onde vc vai abrir a massa pq se não gruda tudo. Abri a massa com a mão mesmo, abri primeiro um circulo grande pra caber o hamburguer (fiz com esses normais congelados mesmo de supermercado pq estava sem tempo de fazer o hamburguer da Aline q eu já fiz e recomendo!), fechei tirei o excesso e tava pronto. Depois abri uma retangulo grande, enrolei 1 fatia de peito de peru e uma de queijo coloquei dentro e fechei. Untei a forma com manteiga, passei a gema de ovo em cima dos salgados e deixei descançar a massa por mais 30 min e levei ao forno. 

Demorou uns 20min pra assar, ficou bem bonito. Claro que não ficou tão modelado assim, até pq é minha primeira expêriencia com massas. E o mais importante, ficou uma delícia e pra falar a verdade eu não senti gosto nenhum de alecrim mas ficou incrivelmente bom e achei até fácil de fazer.
A massa rendeu 2 hamburgões grandes e 3 enroladinhos de peito de peru e queijo grandes também.

Enfim, é essa minha dica de receita =)
Beijos!



Drikaaa valeu !!