Óleo de Coco





Não acredite em milagres quando o assunto é saúde.

O tal óleo de coco ainda não é comprovadamente útil no processo de emagrecimento. Precisamos de muitos estudos para que isso seja conclusivo e o que a mídia publica em alguns programas são algumas pesquisas que deram resultados positivos. Em alguns outros lugares essas mesmas pesquisas tem dado resultados negativos pra emagrecimento.


Entenda: para comprovar que um alimento tem com certeza uma determinada propriedade são feitas muitas pesquisas, estudos e testes.

As propriedades do óleo de coco estão sendo pesquisadas recentemente, mas os sites de vendas informam que os estudos são realizados a mais de 30 anos. Esses sites de compra precisam convencer os clientes, e por mais que o produto não tenha nenhum efeito, eles vão citar vários.


Outra coisa que não divulgam é que TODOS OS ÓLEOS VEGETAIS são boas gorduras. Sempre ajudam a controlar o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), contém vitamina E que é antioxidante, regulam o funcionamento intestinal, ajudam a construir hormônios, etc.

Então daria no mesmo beber azeite extra virgem? Ou o Óleo Canola, óleo de milho? Talvez sim. Por isso precisamos de mais pesquisas e testes.

E assim como os outros óleos vegetais ele é calórico SIM !!

Cada colher de sopa, dessas normais tem as mesmas calorias que uma colher de azeite, óleo de soja, óleo de milho, óleo canola... cada 1 grama de óleo deve ter 9 kcal

Logo, uma colher de 10 gramas terá em torno de 90 kcal
Vai depender do que tem junto desse óleo.

Mas já vi rótulos de óleo de coco entre 78kcal e 134kcal
Isso são 2 fatias de pão integral com bom teor de fibras.

Outra coisa que observei nesses rótulos: esse óleo de coco tem muita gordura saturada. Vou explicar... é que existem basicamente 2 tipos de gorduras: 

1 - Gorduras Saturadas - encontradas na banha de porco e gorduras animais. São duras, consistentes.
- Gorduras trans - são saturadas, mas são quimicamente produzidas com óleos vegetais. Óleos vegetais são líquidos e esse processo endurece esses óleos. São as gorduras hidrogenadas e algumas margarinas.

2 - Gorduras Insaturadas -  quanto mais insaturada melhor, logo as polinsaturadas são as melhores.
- Gorduras monoinsaturadas - azeite, abacate, nozes, castanhas, amêndoas.
- Gorduras polinsaturadas - óleos vegetais de girassol, milho e soja... peixes gordurosos como salmão, atum, arenque e sardinha, as semente de abóbora e linhaça, etc.

Veja como é uma gordura dura, consistente.

magzita.com
Ele é assim naturalmente, mas podemos encontrar ele líquido, assim consistente, em óleo ou em cápsulas:



Cuidado com o que a mídia transmite e procure sempre ajuda de um nutricionista. Mesmo que você não possa ir a uma consulta, um nutricionista sempre estará disposto a esclarecer qualquer dúvida sobre alimentos.