O que fazer com as sobras do Natal?





Sobras aqui nem existem... no dia de Natal (25 mesmo) nós almoçamos o que sobrou da ceia. É um dia bem preguiçoso, ainda mais sendo domingo, com uma segunda-feira letiva.





Vou postar as coisas que gosto de fazer com essas comidas. As fotos foram tiradas da internet (é, tá complicado foto esses dias, a câmera não é só minha, aí complica).

Salpicão ou maionese: eu costumo fazer sanduíche e comer já de manhã, pq acordo tarde mesmo.

São 2 ou 3 colheres cheias de maionese, 2 fatias de presunto, pão de forma e voilá! Acho que meu desjejum é esse já fazem 10 anos. às vezes coloco tomate sem semente ou alface.

foto: mepassaocardapio.com

foto: mepassaocardápio.com

O arroz: ah claro !! Bolinho de arroz ehehehe

Eu tiro as passas antes. Misturo com cheiro verde, ovos, pimenta do reino e colherinhas de trigo. Nem liquidifico não, deixo inteirinho. Coloco até um pouco dos assados desfiados (porco, frango, etc).


foto: sadia.com


Os assados: Dá pra fazer tanta coisa, que o único problema acaba sendo escolher mesmo.

- Sanduiche assado: vi esse hoje pela net.  É alguma carne desfiada e queijo.




- Escondidinho de sobra de peru, frango, bacalhau ou chester: Dá mais trabalho... pra quem fez a ceia, cozinhar no dia de natal pode ser cansativo (igual aqui, quiseram repetir tudo da ceia... fui eu fazer arroz, maionese... ai).

Refogue a carne desfiada com cebola, alho. Coloque cream cheese ou requeijão e separe. Cozinhe algumas batatas já descascadas e cortadas em 4 ou aipim. Escorra e amasse. Misture requeijão, margarina e cheiro verde. Forre um refratário com essa massa, recheie com o refogado e cubra com mais massa. Cubra com queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.


foto: eletrodomésticos.com


- Omelte de chester (frango, bacalhau, tender) e queijo: Básico !!

Desfie tudo, misture com ovos, cheiro verde e milho. É a melhor opção.
Pode ser de forno também, aí coloca 1 colher de sopa de fermento a cada 6 ovos bem batidos.


foto: cozinha pequena


- Salpicão de peru: errrr... salpicão de novo? Mas vai que dá vontade né? Eu comeria mais sanduiche com isso ehehehe.

Desfie o peru, misture cenoura ralada, maçãs, ervilha, milho, maionese, passas e batata palha (não acho legal fazer salpicão com muita coisa, o sabor fica confuso e o meu é bem agridoce).


foto: arquivos

- Bacalhau: qualquer preparo com bacalhau vira bolinho, sem pensar duas vezes. Mas nunca use batatas de outra preparação, sempre batatas cozidas na hora.

Refogue o bacalhau desfiado com mais cebola e alho no azeite, deize esfriar. Cozinhe algumas batatas e esprema.Misture tudo com trigo (1 colher de trigo para cada 150g de batatas). Acerte o sal e se ficar com pouca liga coloque mais trigo. Frite no óleo bem quente para não abrir.


foto: anuncio birigui


- Prato único com arroz: aqui é pegar tudo que puder e deixar o trabalho de lado de verdade.

Picar cenoura e cozinhar, picar presunto, misturar com arroz, molho branco, queijo, os assados desfiados, milho, ervilha, azeitonas... forno por 20 minutos e você tem uma refeição completa, pra acompanhar uma boa saladinha.


foto: sempretops.com

Claro que isso tudo só é possível se tudo for acondicionado em potes e levado à geladeira imediatamente. Senão podem estragar.

Espero que gostem das sugestões. São as que mais uso.



Bem, to devendo as fotos do post passado. Atualizo assim que tiver tempo.