Vai fazer ENEM, concurso, OAB, provas ou vestibular? Saiba o que comer durante os exames.





Nas próximas semanas teremos provas importantes como ENEM e OAB. Mais à frente vestibulares e concursos, e um amigo me pediu indicações sobre que tipo de alimentos poderia levar pra essas provas.
São horas eternas que exigem paciência e concentração e precisam de um pouco de conforto.


Ás vésperas da prova:

Preparo é fundamental. Você já estudou, já ralou o que tina que ralar, agora chega. Ok que algumas pessoas não vão sossegar se não revisarem alguns tópicos até o último minuto, mas o ultimo dia antes da prova é para descansar.

Você precisa de descanso, aplacar a ansiedade e confiar que fez o que podia. Então:

- Durma cedo na véspera por que você vai sim ficar rolando na cama. Então quanto mais cedo deitar, mais cedo vai cansar.

- Não coma coisas pesadas que fujam da sua rotina, nem faça uma alimentação tão saudável que seja absurdamente diferente do que está acostumado. A mudança repentina, seja pra uma boa ou má alimentação vai causar algum tipo de desconforto.

Foto: vidauniversitaria.com.br
- Você que se alimenta mal, e resolve ficar na saladinha na véspera vai ter mais fome, e as fibras em excesso (excesso em relação ao que costumava ingerir) vão fazer uma limpeza nesse monte de detrito que você sempre come. Resultado: gases e até dores de barriga.


- Além disso, comer coisas muito diferentes podem acabar em surpresa: vai que você tem uma alergia ou passa mal? E se você comer na rua e tem uma intoxicação alimentar?

- Use seus medicamentos de costume e não mude NADA do que utiliza.

- Remédio para dor de cabeça sempre à mão. Tomar medicação sem orientação médica é a pior coisa que alguém pode fazer, então consulte um médico se você tem facilidade para essas dorzinhas chatas, e peça que lhe receite um adequado, pro caso de precisar, e esteja com ele no dia da prova. De preferência em gotas.

Foto: vestibular.uol
- Separe TUDO que você vai precisar pro dia D: Documentos, comprovante de inscrição, canetas (pode parecer exagero, mas sempre levei 4 canetas para provas assim), lanche, remédios, água (nem adianta levar gelada, ela vai esquentar), dinheiro, agasalho, as roupas que escolheu, objetos de necessidade pessoal (prendedor de cabelo, absorvente, carteira, bolsa, etc.). Deixe tudo à vista. Coloque sua toalha já no banheiro, seus calçados ao pé da cama. Deixe tudo no ponto!

- HOMENS: levem mochila com esses trecos todos.

- Se a prova for à tarde e você sempre acorda cedo, nem pense em ficar mais na cama. Dormir demais também gera mal estar.


No dia da prova:

- Nem pense em acordar naquele horário que você acha que vai dar tempo de chegar. Acorde bem mais cedo, faça um desjejum tranquilo.

Foto: aguaboanews.com.b

- Evite roupas desconfortáveis. Você não sabe ao certo como é o ambiente da prova, então vá de calça leve, camisa confortável e leve um agasalho confortável. Mesmo com a previsão do tempo afirmando sol forte, nunca se sabe se o ar condicionado da sala está programado para "congelar", ou se o tempo vai virar de repente. Essas intempéries vão te deixar bem irritado.

- O momento da prova é seu! E a palavra de ordem é "esteja confortável". Se tiver que tirar o tênis ou sapato apertado, dobrar as pernas, faça. Esteja na sua melhor posição e esqueça o resto. É só você e a prova.

- Mulheres, leve algum apetrecho para prender os cabelos... aquela franja caindo nos olhos, e você se distraindo toda hora para ajeitar, pode atrapalhar. Também levem absorvente, pois não é difícil ter um "acidente" depois de tanto estresse e ansiedade esperando o dia da prova.



Verdades:

- O cérebro usa como primeira fonte de energia os carboidratos. Enuanto você estuda e especialmente durante essas provas ele exige MUITA energia. Se o corpo estiver bem o cérebro precisa estar melhor ainda.


- Não significa que comer açúcar vá ajudar. Ele é absrvido muito rapidamente, pode provocar hipoglicemia de rebote, dores de cabeça, incômodo estomacal, queda brusca da concentração, cansaço, sono, fadiga e até tremores.

- Aquela história do chocolate ser bom porque tem açúcar e caféina, pode não funcionar. São alimentos estimulantes de adenosina (café, chocolate e coca-cola), mas podem gerar ansiedade e dores de cabeça se você não tem costume.

Foto: mulheradventista.com

- Evite gordura a todo custo. Ela é de digestão difícil, causa desconforto e sonolência.

- E mesmo que você leve TUDO que puder para comer, calma! Não coma demais, apenas o suficiente.

- Leve água: desidratação provoca sonolência e fadiga.

- Pense no lanche de acordo com o que você está acotumado:
* Se gosta de beliscar leve algumas opções pequenas, e vá comendo enquanto resolve as questões. Quando não aguentar mais vá ao banheiro para dar uma esticadinha.
* Se não, faça um lanche único e coma-o enquanto dá uma pausa das questões, ali mesmo na sua cadeira. Depois levante para esticar as pernas, beber uma água, ir ao banheiro.


Finalmente a "lancheira":

Você já fez seu desjejum ou almoço como de costume certo?
Então é aconselhável você combinar carboidratos e proteínas:

- Biscoitos simples e achocolatado
- Biscoito e iogurte
- Banana e polenguinho ou iogurte
- Sanduiche simples de pão e queijo branco ou presunto magro e alface
- Barra de cereal (grãos também tem proteínas) e suco
- Torradas e achocolatado
- Frutas secas e polenguinho também é legal


      


Gente, nada de inventar. Leve o que você GOSTA de comer e tem COSTUME de comer ok? E sempre um pouco a mais, mesmo que você não coma tudo. Melhor previnir a fome do que estressar ehehehe.

A água !!

- Uma garrafinha de 500ml está bem. provavel que tenha bebedouro caso precise de mais água.


Mas nem um chocolatinho ou docinho pra me acalmar? E a minha ansiedade?

Bem, se você tem o costume de comer chocolate ou doces, uma  unidade junto desse lanchinho até faz bem. Pode ajudar a aplacar a ansiedade por exemplo.

E também pra quem tem costume, fazer a prova mascando chiclete (sem açúcar) ajuda. Mas pra quem não tem costume pode atrapalhar a concentração. Falo isso por experiência!

Cuidado com a medicação que você toma para ansiedade. Converse com seu médico e faça testes para saber se essa medicação pode dar mais sono do que aplacar a ansiedade na ocasião da prova.


Gostou?
Clica em curtir aqui embaixo :)